Profissionais da Educação
assessoria on-line ou presencial a no centro educativo.
Caso precise de um serviço em outro formato, podemos procurar a solução mais adequada às tuas necessidades.
PARA EDUCADORES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Similar à consultoria familiar, o trabalho tem como foco o desenvolvimento do olhar profissional para acompanhar uma ou mais crianças, com as características deste tipo de interação e prezando pela qualidade do vínculo profissional respeitoso.
Pensado para fortalecer seu potencial como educador e exercitar a observação para o que tem espaço para melhorar. Um suporte profissional especializado e empático para aqueles momentos em que sentimos que precisamos de ajuda externa fortalecer sua forma de acompanhar.
Minha função é oferecer diálogo e facilitar recursos, materiais de estudo, ferramentas e conhecimentos adaptados às necessidades de cada momento profissional em diferentes fases da primeira infância (entre 0 e 6 anos).
O objetivo é conhecer os desafios que estão presentes neste momento no acompanhamento da criança, refletir sobre alguns temas para co-criar estratégias pedagógicas, elaborar algumas pautas e práticas coerentes que fortaleçam teu potencial profissional, trocar referências, materiais, inspirações e acompanhar, durante algumas semanas, como isso é levado ao dia a dia.
Alguns temas abordados: planejamento do espaço, revisão do ritmo, uso dos materiais; mediação de conflitos, a imagem do bebê/criança como um ser capaz e como isso influência o planejamento do nosso ritmo; cuidados cotidianos de qualidade, a alimentação como processo de socialização, comunicação com bebês e crianças (do tato à palavra), comunicação com as famílias, autoeducação para melhorar nossa prática docente.
COMO FUNCIONA?
1. Conversa inicial (1h)
2. Envio de materiais de apoio como artigos, fotografias, vídeos ou outros recursos que apoiam
o que é discutido na conversa inicial.
3. Duas semanas de acompanhamento e apoio (via mensagens de WhatsApp), para perguntar, esclarecer, revisar os objetivos e acompanhar o que está acontecendo a partir das novas práticas.
Esta última etapa permite integrar e acomodar o que foi falado no aconselhamento (vocês podem me perguntar, enviar fotos, vídeos ou simplesmente me dizer como são esses primeiros dias).
PARA ESCOLAS E INICIATIVAS EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Este tipo de assessoramento pode ser realizado tanto para escolas que queiram analisar o projeto educativo em profundidade, co-criar as bases pedagógicas que fortalecem a essência do centro, desenhar práticas coerentes em diferentes áreas, acompanhar a implementação das novas diretrizes.
COMO FUNCIONA?
- Investigação e Diagnóstico
- Estratégia e Conceitos
- Formação e vivências dos professores
4. Apoio e acompanhamento da implementação das novas diretrizes
1. Pesquisa e Diagnóstico
Metas: Alinhar expectativas e obter uma imagem clara: I) da realidade atual e II) do futuro desejado.
Identificar características do centro (fragilidades e potenciais, necessidades, recursos disponíveis e limitações).
Estratégias: reunião inicial de briefing com o colegiado ou direção do centro para revisar o processo, o cronograma e alinhar as expectativas. Em seguida, o centro será convidado a responder um questionário sobre suas características e funcionamento, bem como compartilhar os documentos de centro utilizados em sua prática. Analisaremos também outros materiais fornecidos pela escola em relação ao briefing e estabeleceremos as principais pautas de observação a serem seguidas durante a etapa seguinte com foco nas necessidades definidas.
Período de observação: será realizado um período de observação para identificar as bases pedagógicas do centro na prática quotidiana. Mapear onde estão as principais dificuldades e desafios que levam a atuações dissonantes com as diretrizes do centro, bem como potenciais e recursos positivos.
Uma reunião de 1 hora será solicitada durante esta fase para discutir e alinhar as estratégias entre o centro e nosso assessoramento.
2. Estratégia e Conceito
Objetivo: Criar e definir diretrizes que permitam maior coerência entre a intenção e o gesto educativo. Definição dos pilares identitários da escola e sua tradução no fazer pedagógico. Elaborar pautas e documentos que fortaleçam a essência da Escola e auxiliem seu melhor funcionamento em diferentes áreas (filosofia e gestão, coesão pedagógica da equipe educativa, acompanhamento dos alunos, atenção às famílias, entre outros temas).
O que será feito: Em workshop colaborativo com a direção do centro, trabalharemos alguns dos pilares do centro educativo desde a essência até a definição de práticas diárias.
O workshop terá dois blocos de aproximadamente quatro horas (tempo ainda por determinar) para esta fase. No evento, será compartilhado o resultado do trabalho de observação da atual estrutura, definiremos em conjunto conceitos-chave e analisaremos de forma colaborativa aspectos que podem ser trabalhados em direção a uma melhor prática docente e funcionamento da escola.
3. Formação de professores
Objetivo: Difundir e alinhar conceitos educativos para o professorado. Fomentar a autonomia em análise, reflexão e formação continuada para uma prática docente coerente. Facilitar recursos e ferramentas.
O que será feito: Sessões informativas e vivênciais centradas em três/quatro atributos definidos na fase anterior e particularizados em temas (como: excelência profissional em educação, desenvolvimento infantil, organização do espaço e materiais, ritmos e rituais, limites como forma de cuidado, storytelling e contação de histórias como recurso, observação do processo de aprendizagem e desenvolvimento, comunicação com famílias etc).
4. Apoio e acompanhamento das novas diretrizes
Objetivo: Oferecer suporte para a equipe educativa na implementação e consolidação das novas práticas.
O que será feito: Visitas semanais para acompanhar a implementação das novas práticas e uso de recursos desenhados. Feedback por parte dos professores e centro em relação às principais dúvidas e desafios que enfrentam e quais as principais práticas em sua abordagem e resolução. Revisões e adaptações necessárias nos documentos criados. Redação de documentos para fornecer suporte e clareza sobre as práticas e identidade da escola e que sirvam de guia para a consolidação do centro e expansão futura.