Espaços Brincantes
Com base na abordagem pikleriana, serão realizados encontros de grupos reduzidos de bebês e crianças (0 a 3 anos) e suas famílias. Espaço e vivências para as crianças realizarem suas explorações e descobertas com um olhar individualizado sobre seu desenvolvimento e meu acompanhamento. Uma pausa e convite para que os adultos que a acompanham enriqueçam seu olhar através da observação e da troca.
Sessões semanais de observação compartilhada por parte dos adultos e exploração livre de materiais e espaço por parte dos bebês, com foco no desenvolvimento do movimento e atividade autônoma e o fortalecimento do vínculo através das interações, com a orientação e presença da educadora/pedagoga.
Preparamos cuidadosamente o espaço e oferecemos tempo para as crianças realizarem suas explorações e descobertas com um olhar individualizado sobre seu desenvolvimento e meu acompanhamento. Com materiais abertos específicos criamos um ambiente para que as crianças possam desenvolver seus potenciais em diferentes áreas (motora, cognitiva, social) através do movimento e do brincar.
Durante a primeira hora do encontro, os adultos presentes observam e acompanham a atividade espontânea das crianças. Estarei presente como mediadora para fornecer os recursos que sejam necessários neste momento.
Na segunda parte do encontro, o foco está no adulto, enquanto as crianças seguem sua atividade autônoma, compartilharemos dúvidas e comentários sobre o que observamos na prática, e reflexões que surgem para trabalhar nossos potenciais como acompanhantes educadores.
Um convite para que as crianças vivenciem suas potencialidades de forma plena. Uma pausa para que os adultos enriqueçam seu olhar através da observação e da troca.
Desenvolvido com base na abordagem pikleriana, estes encontros são sempre para grupos reduzidos (máximo 8 bebês/crianças 0-3 anos e um acompanhante respectivo). Podem ser realizados também na casa de famílias que queiram ser anfitriãs desta experiência e já tenham um grupo formado (preparo o espaço segundo as possibilidades e com antecedência). Periodicamente, abrimos inscrições para grupos em um espaço já preparado por nós.
A cada encontro se explora, de forma transversal, temas relacionados à primeira infância, sempre acolhendo a realidade e as necessidades particulares de cada família. Entre os temas abordados: a conquista da autonomia, a atividade espontânea e o livre brincar, questões relacionadas ao desenvolvimento motor autônomo, comunicação e cooperação mútua, limites como ato de cuidar, gestão de conflitos, o papel do adulto como referência, cuidados cotidianos (higiene, alimentação, sono) entre outros. Nossa meta é poder integrar de forma compreensiva e empática as demandas e necessidades de cada etapa da infância com as vivências e transformações da percepção de nós mesmo como adultos, enriquecendo o potencial de ambos dentro do marco familiar e da vida cotidiana.
Os encontros se realizam de forma semanal e têm duração de 2 horas.